Português (Brasil)

AQUELA AQUARELA DE EMOÇÕES: A HISTÓRIA POR TRÁS DO CARNAVAL DE JORGE FREITAS NA DRAGÕES DA REAL

AQUELA AQUARELA DE EMOÇÕES: A HISTÓRIA POR TRÁS DO CARNAVAL DE JORGE FREITAS NA DRAGÕES DA REAL

Data de Publicação: 22 de janeiro de 2025 08:58:00

Compartilhe este conteúdo:

AQUELA AQUARELA DE EMOÇÕES: A HISTÓRIA POR TRÁS DO CARNAVAL DE JORGE FREITAS NA DRAGÕES DA REAL 

Por: Geisel Affonso / @imgemaxwel 
Fotos: Liz Yau @lizcyau | Dragões da Real

Nesta entrevista, o carnavalesco Jorge Freitas abre o coração para contar o processo criativo que deu vida ao enredo da Dragões da Real para o carnaval de 2025. A escolha do tema "Aquarela" não foi apenas uma inspiração artística, mas também uma forma de lidar com um momento de profunda dor pessoal. Freitas compartilha como a partida de seu neto, que sofria de uma rara síndrome, o motivou a transformar essa perda em uma poderosa homenagem à vida e aos sonhos das crianças, dando voz àqueles que enfrentam situações semelhantes. O carnavalesco detalha os desafios emocionais enfrentados, as inovações que marcarão o desfile e sua visão de um carnaval que será, acima de tudo, uma celebração de emoção e alegria. Além disso, ele enfatiza a importância da comunidade da Dragões da Real, ressaltando como a união e o empenho coletivo são essenciais para o sucesso da escola na avenida. Com uma trajetória consolidada e um olhar sempre atento à evolução do carnaval, Freitas revela suas expectativas e como o espetáculo será um presente para o público e para todos os envolvidos. 

Nossa redação teve um super bate-papo com Jorge Freitas. Acompanhe logo abaixo:

1 - Como foi o processo de escolha do tema para o carnaval deste ano? 

Nós já tínhamos um tema, mas assim que tive uma fatalidade dentro da minha família, um amigo enredista me ofereceu o tema Aquarela. Como eu estava em um momento de grande fragilidade, encontrei nesse tema uma forma de também fazer uma homenagem ao meu neto, mostrando que temos que comemorar a vida. 
Que Deus nos dê um presente que é viver! Foi um processo doloroso, mas que me sinto muito realizado. 

O meu neto tinha uma síndrome rara e eu acho que o Carnaval é um palco de voz. Com a partida dele, nós somos voz para tantas pessoas que também têm essa e outras síndromes. Na avenida, o Jorginho será o astronauta que sempre quis ser, representando-se também outras crianças que tenham sonhos como ele tinha. 

"É comemorar a vida, no maior palco do maior espetáculo da Terra". 

2.? ?Quais foram os principais desafios enfrentados na preparação para o desfile? 

O maior desafio foi a saudade do meu neto, mas que também foi uma grande inspiração. Em menos de duas semanas, eu risquei todo o projeto. 50% do trabalho é do Jorge e 50% é dessa inspiração que ele me trouxe e tudo o que ele queria mostrar dentro desse Carnaval. Não é um desafio, é uma grande recompensa poder homenagear em uma parte do desfile o meu amor maior. 

Todos que conhecem o meu trabalho sabem que o mais importante para mim é fazer todo mundo estar muito próximo - é trazer a sua comunidade próxima a ti. O que faz ter um grande espetáculo são as pessoas. O espelho que são os diretores e pessoas que representam os segmentos se faz muito importante. Não podemos ser demagogos de falar que a comunidade é o mais importante da agremiação e abrir a quadra só em outubro. Tem que ser feito um trabalho durante todo o ano. E isso é o mais forte do trabalho do profissional Jorge Freitas. 

3.? ?Que inovações ou técnicas criativas estão sendo aplicadas neste carnaval? 

Dentro das inovações e técnicas aplicadas - como o Carnaval é e merece ser uma grande surpresa - vocês vão poder ver tudo isso em nosso desfile. Tomara que todos vocês encontrem uma parte do nosso correto e curtam o que será apresentado pela nossa Dragões da Real. 

4.? ?Qual é a sua maior expectativa para o desfile deste ano e como você acredita que a proposta da Dragões pode impactar o público? 

Esse ano é muito especial para mim, é o meu quinto ano no Carnaval de SP! Acredito que tenho contribuído muito pelo crescimento do carnaval, mas estou aqui pela grande mudança que o Carnaval se propôs a fazer e sigo aprendendo a cada ano! É como o nosso enredo, chegamos no final e vemos que poderíamos ter feito diferente. 

A minha expectativa é que todos vejam um carnaval muito alegre, com muita emoção e todos se sintam parte. É um carnaval muito emocionante, com uma plástica lúdica em cima de uma das 10 músicas mais tocadas no mundo. É um presente que a Dragões vai levar para a avenida. 

5.? Qual é a principal motivação da comunidade ao participar do projeto da escola e como isso impacta o resultado final na apresentação? 

O critério mais importante para que a gente alcance um resultado positivo é ver a sua comunidade atravessando aquela faixa amarela do final sorridente, feliz e bem consciente de ter feito o seu melhor trabalho. O mais importante é a comunidade estar feliz com o que está fazendo e feliz com o projeto que a escola vai apresentar na avenida

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário


CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS: