Profissionais do Carnaval de rua do Rio terão auxílio de R$ 3,2 milhões da Prefeitura
Data de Publicação: 5 de fevereiro de 2021 07:14:00
Eduardo Paes durante anúncio do incentivo aos profissionais do Carnaval de rua - Foto: Reprodução/G1
Na manhã desta quinta-feira (04/02), durante reunião realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que o município investirá cerca de R$ 3,2 milhões em incentivos ao Carnaval de rua carioca. Para isso, editais, que devem ser lançados em março, já estão sendo preparados pela Prefeitura da capital fluminense, através da Secretaria de Cultura e da Riotur, para ajudar profissionais que atuam no segmento, que terão uma espécie de ”vazio” devido à não realização da folia em 2021.
”Ouvimos reivindicações das diferentes ligas, no que se refere ao futuro, e já vamos preparar 2022, que vai ser o ‘Carnaval das galáxias”’, disse Paes. A tendência é que os editais auxiliem na construção de uma ”memória dos blocos de rua”, incentivando a produção de documentários, catálogos com fotos e outros tipos de mídias.
Paralelamente, outro ponto a ser estimulado será o registro de canções e interpretações musicais relacionadas à folia, garantindo, assim, um incentivo aos músicos. Além disso, o projeto também prevê ajuda a profissionais como costureiras, aderecistas e artesãos, com novos desenhos, pinturas e croquis.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, 125 projetos devem ser escolhidos, restringindo os benefícios somente para quem é da cidade: ”O edital vai ter regras de território para premiar grupos que comprovem a existência há 3 anos dentro do Carnaval do Rio. São completamente voltados para a manifestação carioca.”
Vale ressaltar que estes editais iniciais são voltados somente para os profissionais ligados aos blocos. Já para quem atua em escolas de samba, Paes afirmou que outro programa será lançado em breve, especificamente para esse público: ”Na semana que vem teremos o lançamento de um programa voltado para os trabalhadores das escolas de samba.”
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|