Português (Brasil)

"Intercâmbio Cultural do Morro da Casa Verde no RJ"

"Intercâmbio Cultural do Morro da Casa Verde no RJ"

Data de Publicação: 12 de julho de 2025 15:17:00

Compartilhe este conteúdo:

"Intercâmbio Cultural do Morro da Casa Verde no RJ"

Na última semana, o Departamento Cultural da Escola de Samba Morro da Casa Verde realizou uma emocionante viagem ao Rio de Janeiro para um intercâmbio com os Departamentos Culturais de tradicionais Escolas cariocas. A ação marca um importante passo na consolidação de um setor voltado exclusivamente à cultura e à preservação da memória dentro da agremiação paulistana que agora conta com um Departamento Cultural 

O roteiro incluiu visitas a três potências do samba carioca: Portela, Mangueira e Vila Isabel. Em cada uma delas, o Departamento Cultural do Morro foi recebido com muito carinho, respeito e troca de experiências.

Na Portela, o grupo foi guiado por Bernard Nascimento, Diretor Cultural da Escola, em uma visita à sala de troféus e outros espaços dedicados à memória da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira. O momento mais marcante da passagem foi o encontro com Vilma Nascimento, a lendária "Cisne da Passarela", presidente de honra da Escola e símbolo vivo da elegância no carnaval.

Em seguida, o Morro desembarcou no Palácio do Samba da Estação Primeira de Mangueira, onde foi recebido por Renato Moço, Diretor Cultural da verde e rosa. O encontro foi marcado por uma profunda troca de ideias sobre projetos de memória, educação e ações comunitárias promovidas pelas Escolas.

O intercâmbio foi encerrado com chave de ouro na Unidos de Vila Isabel, com uma visita ao barracão e uma conversa enriquecedora com o Departamento Cultural da Vila, além de conhecerem os carnavalescos 

Segundo Matheus Godoy, "essa vivência foi transformadora para todos nós. Voltamos a São Paulo com ainda mais inspiração e responsabilidade para construir um setor cultural ativo, que valorize nossas raízes, preserve a história da nossa escola e dialogue com a comunidade."

O intercâmbio representa não só um avanço interno para o Morro da Casa Verde, como também um gesto simbólico de aproximação entre os carnavais de São Paulo e Rio de Janeiro — dois universos que, apesar das diferenças, compartilham uma herança comum de luta, arte e resistência nas periferias urbanas brasileiras.

O Departamento Cultural do Morro da Casa Verde é formado por Matheus Godoy, Gabriela Bertti e Léo Del Pezzo.
A expectativa agora é que os frutos desse encontro se desdobrem em novas parcerias, exposições, rodas de conversa, ações formativas e projetos de valorização da memória dentro e fora do barracão da Escola da Zona Norte paulistana.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS