Portela anuncia enredo para 2026: "O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande"
Data de Publicação: 13 de junho de 2025 13:01:00
Portela anuncia enredo para 2026: "O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande"
A Portela revelou nesta sexta-feira (13) o enredo que levará à Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026: "O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande".
A escola Azul e Branca de Oswaldo Cruz e Madureira promete um desfile emocionante ao homenagear Príncipe Custódio, figura histórica e espiritual de origem africana que marcou a cultura afro gaúcha no século 19.
Custódio, reverenciado como líder religioso e símbolo de resistência, é apontado como responsável pela estruturação dos fundamentos do Batuque, principal religião de matriz africana praticada no sul do país. O enredo busca romper com a tradicional centralização das narrativas afro-brasileiras no eixo Rio-Bahia, lançando luz sobre a força da ancestralidade negra no Sul do Brasil.
"Nossa proposta é debater a descentralização da historicidade negra do Brasil, focando na formação do Rio Grande do Sul e promovendo a certeza que essa influência negra foi estimulada e organizada pelo Príncipe do Bará, o Custódio. A realeza africana, é parte indispensável da construção da identidade do povo gaúcho. Uma história que mistura personagens, fatos históricos, ficção, lenda, sonhos, utopias e ressignificação do Brasil", completa o carnavalesco André Rodrigues.
O vídeo de lançamento do enredo traz a atriz Sheron Menezzes, gaúcha e portelense, em cena no histórico Mercado Público de Porto Alegre, onde, segundo a tradição, Custódio teria feito um assentamento para Bará. O ator Lázaro Ramos também participa da campanha, ampliando o alcance simbólico e político da narrativa.
O presidente Junior Escafura, à frente da nova gestão da Portela, celebra o momento como um marco de renovação e compromisso com histórias ainda invisibilizadas.
“Estamos ampliando nosso olhar para além dos nossos territórios já consagrados, mostrando que a resistência negra também construiu outras partes do Brasil. A Portela quer ser esse instrumento de visibilidade, mas sem perder sua essência e grandeza”, declarou Junior Escafura.
Vale lembrar que a Portela será a terceira escola a desfilar no domingo de Carnaval, dia que marca a abertura oficial do Grupo Especial.

Unidos da Tijuca apresenta novo segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Unidos da Tijuca apresenta novo segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira Saiba Mais +
Acadêmicos do Cubango tem nova presidência: Anderson Leko assume o comando com a missão de levar a escola de volta à Marquês de Sapucaí
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Acadêmicos do Cubango tem nova presidência: Anderson Leko assume o comando com a missão de levar a escola de volta à Marquês de Sapucaí Saiba Mais +
Beth Bejani é a nova coreógrafa do primeiro casal da União de Maricá para o Carnaval 2026
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Beth Bejani é a nova coreógrafa do primeiro casal da União de Maricá para o Carnaval 2026 Saiba Mais +
Unidos de Padre Miguel leva o brilho do Carnaval para o Festival Extravaganza em Hong Kong
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Unidos de Padre Miguel leva o brilho do Carnaval para o Festival Extravaganza em Hong Kong Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|