Português Italian English Spanish

Comitiva real nigeriana visita o Salgueiro e abençoa pavilhão da escola

Comitiva real nigeriana visita o Salgueiro e abençoa pavilhão da escola

Data de Publicação: 23 de novembro de 2021 01:09:00

 

Sidclei Santos e Marcella Alves foram contemplados com prece dos reis dos Estados de Osun e Ekiti, que estão no Brasil em missão oficial que antecede a visita de Sua Majestade Imperial Ooni de Ifé, Ojaja II, em março de 2022

A delegação real nigeriana que está no Brasil desde o dia 15 para cumprir agenda referente ao mês da Consciência Negra visitou a quadra do Salgueiro na noite deste sábado para saber um pouco mais sobre o enredo “Resistência”, enredo que a vermelha e branca mostrará na Marquês de Sapucaí em 2022.

Recebidos pelo presidente André Vaz, os reis Joseph Adebayo Adewole ( Oba Ajero do reino de Ijero) – Estado de Ekiti e Oba Kayodee Adeenekan Afolabi ( Alapomu de Apomu) – Estado de Osun, pelos babalawos sr. Adekunle Olokooba e Dr. White, especialistas em medicina tradicional, além do sr. Moses Olafare, chefe de comunicação do Palácio de Ifé, acompanharam as apresentações do Salgueiro e da escola de samba Estácio de Sá, convidada da noite. Representando Sua Majestade Imperial Ooni de Ifé, que virá ao Brasil em março, o grupo liderado por Ajoyemi Osunleye, presidente da Casa Herança de Oduduwa, instituto que vem atuando junto à realeza de Ifé no intercâmbio cultural, turístico e econômico entre Brasil e Nigéria, aproveitou para falar um pouco mais sobre os esforços de Sua Majestade Imperial na promoção do projeto “Tesouros dos Nossos Ancestrais”.

“Já estivemos no Salgueiro em 2019, trazendo uma outra comitiva formada , naquela ocasião, pela princesa Toyin Kolade, nossa Iyalaje Oodua, que em iorubá quer dizer a mãe do empreendedorismo e do comércio. Fomos muito bem recebidos pelo presidente André e sua diretoria e fizemos questão de reportar ao rei sobre o enredo de Xangô e toda a homenagem que estava sendo realizada. Desta vez, quando preparamos a agenda do Rio de Janeiro, fizemos questão desta visita, não somente pela receptividade, mas pela relevância do enredo que irão apresentar”, comentou Ajoyemi Osunleye que atua como Embaixador de Sua Majestade Imperial no Brasil.

A visita, em pleno Dia da Consciência Negra teve um significado especial para o primeiro casal da agremiação que teve o pavilhão abençoado pela comitiva formada pelos reis e babalawos nigerianos. “Estamos acostumados a receber autoridades, dançar para pessoas importantes mas, a energia das palavras que nos deram foi realmente algo inexplicável. Fiquei muito emocionado”, comentou Sidclei Santos, primeiro mestre-sala da escola.

Presidente da vermelha e branca  desde dezembro de 2018, André Vaz também comentou a visita da comitiva. “ Estamos trabalhando muito para ter um Salgueiro vitorioso na Sapucaí, mas esta preparação vem desde a estrutura interna. Temos um enredo forte, necessário e recebemos a comitiva e a mensagem do Ooni com muita gratidão. Esperamos ter a oportunidade de também recebê-lo em março para ajudar no que pudermos, para que esta conexão entre Rio de Janeiro e a cidade de Ile Ifé seja cada vez maior.”

 

 

 

 

  Veja Mais
Exibindo de 521 a 524 resultados (total: 918)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário


CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS: