Pela primeira vez, mais de 40 sambistas agraciados pelo desempenho no carnaval do Rio vão se mobilizar a internet para a entrega do troféu Gato de Prata.
Live vai arrecadar doações para famílias carentes dos Morros do complexo do São Carlos, na região central da cidade. A Transmissão começa às 20h desta quinta-feira (23/07).
Um dos artistas mais singulares do samba carioca, o cantor e compositor Tico do Gato, seguiu a tendência e também buscou na internet a saída para o impasse que a pandemia trouxe ao evento que ele promove há 11 anos, a festa de entrega do prêmio Gato de Prata aos melhores do carnaval do Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o evento acontecerá numa Live nas mídias digitais com participações, ao vivo, de mais de 40 sambistas em modo remoto. De forma inédita no Brasil, a entrega da premiação acontecerá na web com todos os agraciados recebendo os troféus à distância. As peças, que foram desenvolvidas pelo escultor Jesus, o mesmo que faz os troféus da LIESA, serão encaminhadas aos vencedores depois da Live através de remessa postal.
Nos anos anteriores, a premiação aconteceu em casas de espetáculo do Rio que reuniam cerca de 2 mil convidados por edição.
A Live Gato de Prata 2020 terá as participações de premiados de anos anteriores saudando os contemplados do último desfile. Farão participações especiais personalidades como a atriz Viviane Araújo, Tia Surica da Portela, ex-jogador Júnior, o jornalista Carlos Gil e o apresentador de TV Alex Escobar.
A cantora Iza, contemplada com o prêmio de melhor rainha de bateria da Série A, também vai participar. As escolas de samba que mais conquistaram troféus nesta edição foram a Imperatriz Leopoldinense, campeã do grupo de acesso A, Viradouro e Grande Rio, campeã e vice do grupo especial do carnaval da Sapucaí.
Enquanto acontece a premiação, o público poderá fazer doações para famílias carentes das comunidades do Rio Comprido, Catumbi, Estácio e Cidade Nova.
Um código QR code e um número de whatsapp (21.96439-7938) serão disponibilizados e estarão em exposição na tela durante toda a transmissão.
Os donativos serão encaminhados para a organização não governamental ARONG - Aliança Resgate, que fará a distribuição para as famílias em
dificuldades. No estúdio da produtora Criação on Line, na Tijuca, onde acontecerá a transmissão, medidas de segurança sanitária foram adotadas como precaução ao covid-19. Os apresentadores manterão distância recomendada, estarão de máscaras de proteção facial e também frascos de álcool em gel antisséptico estarão disponibilizados no ambiente. A Live Gato de Prata 2020 será apresentada pelo jornalista Robson Aldir, pela fotógrafa e Diretora Cultural Lúcia Mello e pelo jornalista e compositor Walter Honorato. Tico do Gato fará a abertura cantando uma música do seu repertório.
Relação dos premiados do troféu Gato de Prata 2020:
Grupo Especial
Samba enredo: Mocidade
Compositores: Sandra de Sá, Dr. Márcio, Igor Vianna, Jefferson Oliveira, Prof. Laranjo, Renan Diniz, Solano Santos e Telmo Augusto.
Harmonia: Mocidade
Diretor Geral: Wallace Capoeira
Baianas: Portela
Presidente: Jane Carla
Comissão de Frente: Mangueira
Rodrigo Negri e Priscila Motta
Velha Guarda: Salgueiro
Presidente: Caboclinha
Passistas Femininos: Salgueiro
Diretor e Coreógrafo: Carlinhos do Salgueiro
Rainha de bateria: Beija-Flor
Raíssa Oliveira
Bateria: Vila Isabel
Mestre Macaco Branco
Melhor Escola: Grande Rio
Intérprete: Grande Rio
Evandro Mallandro
Passistas masculinos: Viradouro
Diretor e Coreógrafo: Valci Pelé
Comunicação com o público: Samba enredo da Viradouro
Melhor Ala: Viradouro
Carpinteiro Juvenil (Mestres do brincar)
Melhor Carnavalesco: Viradouro
Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon
Melhor Casal de Mestre Sala e Porra Bandeira: Viradouro
Julinho e Rute Alves
Grupo de Acesso
Revelação: Império Serrano
Mestre Sala Matheus Machado
Baianas: Porto da Pedra
Presidente: Lindalva Mendonça
Intérprete: Porto da Pedra
Pitty de Menezes
Melhor Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Unidos de Padre Miguel
Vinícius Antunes e Jéssica Ferreira
Melhor Enredo: Cubango
Melhor Samba Enredo: Cubango
“Um grito de liberdade e de igualdade”
Compositores: Robson Ramos, Sardinha, Anderson Lemos, Dudu Tonon,
Júnior Fionda, Sérgio Careca, Tricolor e Rildo Seixas
Melhor Escola: Imperatriz Leopoldinense
Destaque de luxo: Imperatriz Leopoldinense
Simone Drumond
Comissão de Frente: Imperatriz Leopoldinense
Hélio Bejani e Beth Bejani
Melhor Harmonia: Imperatriz Leopoldinense
Jorge Arthur e André Bonatte
Melhor Bateria: Imperatriz Leopoldinense
Mestre Lolo
Melhor Rainha de Bateria: Imperatriz Leopoldinense
Iza
Foto: Jotta de Mattos